Universidade Federal do Ceará - Centro de Tecnologia - Campus do Pici - Bloco 710

Conheça o LABPLAN: Laboratório gerenciado pela Fundação FASTEF

Notícias da Fastef

Publicado em 27/08/2026.

A Fundação FASTEF apoia o Laboratório de Análise de Alimentos de Origem Vegetal (LABPLAN), iniciativa de extensão e inovação da Universidade Federal do Ceará (UFC), voltada à realização de análises e diagnósticos para produtos vegetais frescos e processados.

Coordenado pela Profa. Dra. Maria Raquel Alcântara de Miranda, o LABPLAN conta com equipe técnica especializada e oferece soluções analíticas que contribuem para a avaliação da qualidade, segurança e composição de alimentos de origem vegetal, atendendo a demandas do setor agroalimentar.

Entre os serviços realizados pelo laboratório estão a avaliação físico-química e nutricional, com análises de pH, °Brix, umidade, fibras, proteínas, lipídeos e valor calórico; a quantificação de compostos bioativos e funcionais, como vitamina C, carotenoides e flavonoides; e o monitoramento de resíduos de agrotóxicos, em conformidade com normas da ANVISA e do MAPA.

Nesse projeto, a Fundação FASTEF atua na gestão administrativa e financeira, contribuindo para a agilidade nas contratações, a desburocratização dos processos e o suporte jurídico relacionado aos laudos.

Além de atender às demandas do agronegócio regional, a iniciativa também contribui para a formação prática de estudantes de graduação e pós-graduação em Bioquímica e Fitotecnia da UFC, aproximando a pesquisa acadêmica das necessidades do mercado e fortalecendo a aplicação do conhecimento científico.

Sidebar:

buy windows 11 pro test ediyorum

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support