ADECE e FASTEF firmam parceria para realizar estudo no Cariri

17 maio

Notícias da Fastef

No último dia 14, foi assinado um acordo de parceria entre a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e a Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (FASTEF), da Universidade Federal do Ceará (UFC), para a realização de um estudo com o intuito de avaliar a viabilidade de implantação de um porto seco no município de Missão Velha, na Região do Cariri, que levará em conta os setores produtivos com potencial demanda por transporte ferroviário e que estejam incluídos na área de influência da ferrovia Transnordestina, construída para ligar o Porto do Pecém, no Ceará, até o cerrado do Piauí.

“A contratação do estudo segue orientação do governador Elmano de Freitas e, sem dúvida alguma o porto seco será um benefício para a Região Nordeste. Com localização estratégica, o município de Missão Velha está no marco zero da Ferrovia Transnordestina”, explicou Danilo Serpa.

Presente no ato da assinatura, o prefeito de Missão Velha, Luiz Rosemberg Dantas (Dr. Lorim), destacou a importância da assinatura do termo entre Fundação ASTEF e Adece.

Um porto seco em Missão Velha, na Região do Cariri, entrou em um estudo de viabilidade para a implantação do terminal no município. “O cenário atual é favorável. Temos aqui o presidente da Adece, que é ex-presidente do Porto do Pecém e já entende da demanda logística para o Ceará. Vale destacar ainda o alinhamento do Governo Estadual com o Federal”, disse.

O presidente da FASTEF, professor Tomaz Nunes Cavalcante Neto, manifestou a satisfação em participar da iniciativa. “Ressalto a importância que esse tipo de projeto tem para a UFC. Não somente para a instituição, mas destaco o conhecimento geral. Vocês nos dão a demanda e a provocação e nós aceitamos, gerando conhecimento e levando para a sala de aula”, comemorou.

Também presente na assinatura, o diretor de Suporte a Negócios da Adece, Rafael Branco, ressaltou que “há mais de 20 anos o Cariri fala em Porto Seco”. Além disso, acrescentou que a duração do estudo será de 120 dias.

Sidebar: