Universidade Federal do Ceará - Centro de Tecnologia - Campus do Pici - Bloco 710
Entre em Contato (85) 3217-1282

ADECE e FASTEF firmam parceria para realizar estudo no Cariri

17 maio

Notícias da Fastef

No último dia 14, foi assinado um acordo de parceria entre a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e a Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (FASTEF), da Universidade Federal do Ceará (UFC), para a realização de um estudo com o intuito de avaliar a viabilidade de implantação de um porto seco no município de Missão Velha, na Região do Cariri, que levará em conta os setores produtivos com potencial demanda por transporte ferroviário e que estejam incluídos na área de influência da ferrovia Transnordestina, construída para ligar o Porto do Pecém, no Ceará, até o cerrado do Piauí.

“A contratação do estudo segue orientação do governador Elmano de Freitas e, sem dúvida alguma o porto seco será um benefício para a Região Nordeste. Com localização estratégica, o município de Missão Velha está no marco zero da Ferrovia Transnordestina”, explicou Danilo Serpa.

Presente no ato da assinatura, o prefeito de Missão Velha, Luiz Rosemberg Dantas (Dr. Lorim), destacou a importância da assinatura do termo entre Fundação ASTEF e Adece. 

Um porto seco em Missão Velha, na Região do Cariri, entrou em um estudo de viabilidade para a implantação do terminal no município. “O cenário atual é favorável. Temos aqui o presidente da Adece, que é ex-presidente do Porto do Pecém e já entende da demanda logística para o Ceará. Vale destacar ainda o alinhamento do Governo Estadual com o Federal”, disse.

O presidente da FASTEF, professor Tomaz Nunes Cavalcante Neto, manifestou a satisfação em participar da iniciativa. “Ressalto a importância que esse tipo de projeto tem para a UFC. Não somente para a instituição, mas destaco o conhecimento geral. Vocês nos dão a demanda e a provocação e nós aceitamos, gerando conhecimento e levando para a sala de aula”, comemorou.

Também presente na assinatura, o diretor de Suporte a Negócios da Adece, Rafael Branco, ressaltou que “há mais de 20 anos o Cariri fala em Porto Seco”. Além disso, acrescentou que a duração do estudo será de 120 dias.

buy windows 11 pro test ediyorum

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support