
Notícias da Fastef
A Fundação FASTEF realizou visita às dependências do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) em Fortaleza, com o objetivo de estreitar laços e acompanhar de perto o avanço de importantes projetos de pesquisa dos quais a Fundação faz a gestão administrativa e financeira. A equipe da FASTEF visitou alguns dos 21 laboratórios existentes no NPDM, evidenciando o compromisso com a excelência científica.
A visita foi uma oportunidade valiosa para aprofundar o conhecimento sobre iniciativas cruciais. Entre os destaques, o Projeto Pesquisa Anticâncer, um investimento de R$ 10 milhões coordenado pela pesquisadora Dra. Cláudia do Ó Pessoa. Outro projeto vital acompanhado foi o Projeto Expansão das Atividades da Plataforma de Modelos Biológicos Animais, com aporte de R$ 8 milhões, coordenado pelo pesquisador Dr. Manoel Odorico. Ambas iniciativas são financiadas pela FINEP e exemplificam o impacto da parceria entre instituições de pesquisas e órgão de fomento, com participação direta da Fundação de apoio FASTEF.
Durante a visita, Joaquim Perucio, Diretor-Presidente da Fundação FASTEF, ressaltou a importância fundamental do apoio de grandes empresas a projetos de pesquisa universitária. Ele enfatizou que essa colaboração vai muito além da responsabilidade social corporativa, configurando-se como uma estratégia essencial para o desenvolvimento recíproco e o progresso da sociedade como um todo. Para Perucio, essa união cria um ciclo virtuoso de inovação e impacto social, impulsionando avanços que beneficiam a todos.
O professor Manoel Odorico aproveitou a ocasião para elogiar a equipe da Fundação, destacando a excelência e a competência técnica demonstradas na gestão dos projetos. Esse reconhecimento reforça a solidez e a eficácia da parceria entre as instituições.
Participaram da visita ao NPDM, além de Joaquim Perucio, Willian Moreira, do setor de contratos e governança, e Lívia Carvalho, do setor de Marketing da Fundação FASTEF. A iniciativa reforça o compromisso da Fundação em promover e gerenciar projetos que impulsionam a ciência e a inovação no Brasil.