Universidade Federal do Ceará - Centro de Tecnologia - Campus do Pici - Bloco 710
Entre em Contato (85) 3217-1282

Nota de Pesar pelo falecimento dos professores Erlon Lopes e João Vitor Moccellin

24 mar

Nota de Pesar

 

por Comunicação Fundação ASTEF, com informações da ADUFC Sindicato

A Fundação ASTEF recebeu com extremo pesar a notícia dos falecimentos, ocorridos na madrugada hoje (24/03), do Prof. João Vitor Moccellin, professor do Departamento de Engenharia de Produção, e do Prof. Erlon Lopes Pereira, professor do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental, vítimas de COVID-19, ambos vinculados ao Centro de Tecnologia da UFC.

Aos 32 anos de idade, o Prof. Erlon Lopes coordenava o curso de graduação de Engenharia Ambiental – o qual estudava mudar para “Engenharia Sanitária e Ambiental”. Graduou-se em 2011 em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras. Mestre em Biotecnologia Industrial e doutor em Engenharia Agrícola, Erlon pesquisava na área de Saneamento Ambiental e trabalhava recentemente com linhas como as que envolvem tratamento de efluentes agroindustriais para despejo e reuso. Orgulhava-se de ter sido “o primeiro da família a concluir o ensino médio e, consequentemente, entrar numa universidade pública”, da qual era defensor e grato também por ter sido beneficiado por assistência social. O professor concluiu pós-doutorado na UFC, em 2018.

Como lembrou um professor mais próximo, Erlon era determinado, amigo, parceiro, caridoso, motivado em sua  “ânsia de passar tudo o que sabia, de formar grandes engenheiros, mestres e doutores, em seu apego às aulas e detalhes nos conteúdos”. “Erlon foi um grande amigo, um exemplo de ser humano, professor, filho, irmão, orientador…, que nunca será esquecido por todos nós!”.

Prof. João Vitor Moccellin também faleceu na madrugada de ontem para hoje, após passar 20 dias intubado. Apontado pelos colegas como uma das referências nacionais na área de “pesquisa operacional”, ele era editor associado da Revista Pesquisa Operacional e havia completado 71 anos em fevereiro último. Era docente desde 2011 na UFC, onde também chegou a coordenar o Mestrado em Logística e Pesquisa Operacional. Antes, foi docente da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (1994 a 2011), onde também se graduou em Engenharia Civil e concluiu mestrado e doutorado. Moccellin concluiu pós-doutorado no Operations Research Program da North Carolina State University, nos Estados Unidos.

A Fundação ASTEF se solidariza com familiares, docentes e estudantes que conviveram com os professores Erlon e João Vitor Moccellin pelas perdas prematuras. No momento de grave crise sanitária em que nos encontramos, resta-nos clamar para que a vacinação chegue o mais rápido possível a maior parte dos brasileiros, para que tenha fim a tragédia social e de saúde pública enfrentada pelo País, que hoje atingiu a macabra cifra de 300 mil vidas perdidas para a Covid-19.

 

 

 

Deixe uma resposta

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

antalya duvar kağıdı pubg mobile uc pubg mobile uc