Universidade Federal do Ceará - Centro de Tecnologia - Campus do Pici - Bloco 710
Entre em Contato (85) 3217-1282

O papel da UFC no Ceará 2050

27 nov

Artigos

 

Este artigo foi originalmente publicado no jornal O Povo de 25/11/2017

A Universidade Federal do Ceará (UFC), com o apoio da Fundação Astef, com muita honra, recebeu o convite do Governo do Estado para conduzir, em sua instância técnica, a elaboração do Ceará 2050. Essa atitude potencializa uma prática de governança nova, que envolve as universidades na árdua tarefa de gerir territórios de alta complexidade, promovendo desenvolvimento.

Pensar o Ceará para o horizonte 2050 demonstra a intenção de estabelecer bases mais confiáveis para uma reflexão sobre o nosso futuro e, ao mesmo tempo, a produção de algo que venha a fazer parte do ideário de cada cearense. O nosso Estado está a demandar um norte mais rigoroso para o seu crescimento. Algo construído de forma contínua e partilhada com a sociedade civil, forças produtivas locais, instituições de ensino e agentes públicos.

A resultante desse esforço deverá representar um conjunto de ideias – força e projetos estratégicos que possam nos conduzir com segurança, para uma nova era, na qual a velocidade de propagação do conhecimento e os avanços tecnológicos nos deixam perplexos.

Esse novo mundo, que chega rápido, requererá também o exame de práticas mais participativas e transparentes no que se refere à gestão pública e privada. Maximizar os impactos positivos das ações públicas será obrigação. Ao mesmo tempo, temos que nos libertar da visão menor de que somos um Estado pobre e, há décadas, limitado a uma participação ínfima (2%) no PIB nacional.

Em síntese, a pretensão da Plataforma Estratégica Ceará 2050 é identificar pontos fortes por meio de um esforço coletivo, participativo e verdadeiro e estabelecer um modelo de governança capaz de nos conduzir para a meta desejável de um desenvolvimento com real sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Durante 15 meses, buscaremos identificar caminhos, soluções alternativas e possibilidades de ações e iniciativas capazes de abrir, para todos os cearenses, perspectivas de desenvolvimento e bem-estar, na busca de crescimento com distribuição de renda. Os possíveis cenários serão, em seguida, submetidos ao debate junto aos cearenses, até chegarmos, em conjunto, às escolhas definitivas, para enfrentarmos os desafios que virão.

As sociedades vencedoras são aquelas que sempre trabalharam o momento presente na busca de identificar o melhor caminho para o futuro desejado. 2050 chegará mais rápido do que imaginamos. Temos consciência de que as decisões que tomarmos hoje moldarão o nosso amanhã.

Barros Neto

ceara2050@gabgov.ce.gov.br
Professor titular da UFC; presidente da Fundação Astef; coordenador do Ceará 2050

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support