Universidade Federal do Ceará - Centro de Tecnologia - Campus do Pici - Bloco 710
Entre em Contato (85) 3217-1282

Conheça alguns dos projetos apoiados pela Fundação ASTEF

02 out

Ciência, Tecnologia e Inovação / Projetos

Conheça alguns dos laboratórios com projetos apoiados pela Fundação ASTEF

Laboratório de Raios-X (LRX)

O Laboratório de Raios-X (LRX), coordenado pelo professor Marcos Sasaki, atua desde 1996 no uso de técnicas de difração com o uso de fonte convencional de raios-X e de luz síncrotron. Esse tipo de luz é produzida quando partículas carregadas, aceleradas a velocidades próximas à velocidade da luz, têm sua trajetória desviada por campos magnéticos.

O laboratório conta com dois difratômetros (instrumento que mede o diâmetro de pequenas partículas em um campo microscópio, mediante os anéis de difração) e um espectrômetro (instrumento óptico utilizado para medir as propriedades da luz em uma determinada faixa do espectro eletromagnético de fluorescência de raios-X).

O laboratório presta os seguintes serviços: identificação de fases cristalinas, quantificação de fases cristalinas (utilizando o método Rievtveld), determinação de tamanho de partículas e também microdeformações, análise semiquantitativa de sólidos e líquidos e ensaios de textura cristalográfica.

Você pode conhecer mais sobre o laboratório em seu site www.raiosx.ufc.br

Laboratório de Combustíveis e Lubrificantes (LCL)

O Laboratório de Combustíveis e Lubrificantes (LCL) atua na área de processos, análises e avaliações e combustíveis e lubrificantes, especialmente de fontes renováveis. O LCL é coordenado pelo professor Célio Cavalcante e já foi vencedor de prêmios internacionais.

O laboratório está equipado com cromatógrafo gasoso e líquido, espectrômetro de absorção analítica, destilador automático, equipamentos de oxidação acelerada, entre outros, capazes de prestar serviços na análise de diversos tipos de materiais.

Grupo de Processamento de Energia e Controle (GPEC)

O Grupo de Processamento de Energia e Controle (GPEC), ligado ao Departamento de Engenharia Elétrica da UFC, é coordenado pelo professor Fernando Antunes.

O GPEC atua na proposição de soluções tecnológicas para indústrias, empresas e institutos de pesquisa no Brasil e no exterior. Atuando nas áreas de sistemas elétricos de potência, eletrônica de potência, acionamento industrial, qualidade de energia elétrica, aproveitamento de fontes renováveis de energia, redes elétricas inteligentes e geração distribuída.

Laboratório de Pesquisa em Corrosão (LPC)

O Laboratório de Pesquisa em Corrosão (LPC) atua com ensaios de diversos tipos, dentre eles estão: simulações de chuva ácida, maresia e raios UVB. É um laboratório especializado em análise de materiais e efeitos corrosivos. O Laboratório é coordenado pelo professor Walney Silva.

Laboratório de Pesquisa e Tecnologia em Soldagem (LPTS)

O Laboratório de Pesquisa e Tecnologia em Soldagem (LPTS), coordenado pelo professor Hélio Miranda, presta diversos serviços, entre eles ensaios e caracterização de materiais e soldagens, contando com material de ponta para os seus projetos.

As pesquisas realizadas são concentradas, principalmente, em determinar a melhor forma de soldar materiais metálicos especiais produzindo soldas de alta eficiência, que minimizam transformações metalúrgicas indesejáveis e maximizam assim a qualidade da união.

Laboratório de Microbiologia de Alimentos (LMA)

O Laboratório de Microbiologia de Alimentos (LMA), coordenado pela professora Evânia Altina, conta com autoclave, estufas bacteriológicas, microscópios, destilador, banho termostato, agitador para tubos, BODs, freezers e geladeiras. Ele presta serviços principalmente para a indústria de alimentos na análise bacteriológica em amostras.
O fluxo de trabalho do LMA segue apenas uma direção, assim o material analisado não contamina e não é contaminado por outras partes do processo. Isso garante um resultado excelente nas análises.

Laboratório de Metrologia Mecânica do DEMP/UFC (LAMETRO)

O Laboratório de Metrologia Mecânica do DEMP/UFC (LAMETRO), coordenado pelo professor Luiz Soares Júnior, atua há mais de quinze anos no ensino, pesquisa e na prestação de serviços.

O laboratório apresenta equipamentos de ponta e qualificação na sua equipe, além de possuir acreditação na Norma Internacional ISO/IEC.

Presta serviços também de calibração de padrões, máquinas e instrumentos de medição nas áreas controle dimensional e geométrico, forca, torque e pressão. Atua ainda na formação de profissionais qualificados em metrologia.

buy windows 11 pro test ediyorum